Caracterização
Regulamentos

jfreg

Bombos de Ala

Ala tem agora um grupo de Bombos que leva o nome da freguesia aos mais diversos recantos de Portugal.

Nasceu de uma brincadeira entre amigos e transformou-se num grupo de referência regional. O Grupo de Bombos de Ala, no concelho de Macedo de Cavaleiros, tem vindo a cativar o público e já levou o nome da freguesia a vários pontos do País.

Há cinco anos foram comprados nove bombos para um pequeno de grupo de amigos, mas desde a primeira hora que se revelarem insuficientes tendo em conta a vontade de jovens e idosos em fazer parte do grupo. Então, a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Ala (ACRDA) optou por comprar mais bombos, tendo o grupo começado com 12 elementos. A adesão dos mais novos esteve na origem do seu crescimento e, actualmente, conta com 27 elementos, entre os quais quatro músicos a tocar saxofone.

Além disso, os bombos de Ala têm levado o nome da freguesia a vários pontos do País, como é o caso das Festas do S. João, em Esposende, onde já marcaram presença vários anos,na Régua e em paços de Ferreira, o grupo também marca presença nas festas e romarias da região.